Curta e Siga


Depressão e transtornos alimentares





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Depressão e transtornos alimentares.



A depressão é um quadro que se caracteriza por intenso desânimo, tristeza ou um distinto "humor depressivo", que as pessoas descrevem como diferente de qualquer coisa que já sentiram. Cursa com perda do interesse por atividades que normalmente davam prazer, pensamentos negativos (excesso de culpa, pessimismo em relação ao futuro ou, em alguns quadros muito graves, a pessoa chega a pensar que está morta ou seu organismo parou de funcionar, mesmo que sejam mostradas a ela todas as provas em contrário). Frequentemente estão alterados também a capacidade de concentração, o desejo sexual e o sono (que pode ser excessivo ou haver insônia). Por vezes, o quadro é tão grave que as pessoas sentem vontade de morrer para fugir do sofrimento. Nessa situação há aqueles que tentam inclusive o suicídio e, infelizmente, por vezes conseguem. O apetite também pode estar alterado, havendo falta (anorexia) ou excesso, respectivamente com perda e ganho de peso.

Em relação aos transtornos alimentares, eles são tratados de modo geral com medidas psicossociais, envolvendo algum tipo de psicoterapia (como a terapia cognitivo-comportamental ou a terapia comportamental), modificações do estilo de vida e, em casos onde o excesso de peso seja o principal problema, exercícios físicos aeróbicos. Quanto a medicações para a obesidade, existem algumas que podem ser úteis (sempre sob acompanhamento médico): a naltrexona e o dissulfiram (originalmente criados para o tratamento do alcoolismo); o orlistat e outras medicações que impedem a absorção de gorduras; o topiramato (desenvolvido como medicação para epilepsias), a sibutramina e a fentermina, que no Brasil já foram proibidas. Estas medicações não são antidepressivos.

Dentro deste contexto, é importante que as pessoas saibam que, se tiverem tanto depressão quanto algum transtorno alimentar, os dois problemas precisam ser tratados. As chances de sucesso dependem da gravidade de cada caso mas, o mais o importante, como em qualquer tratamento médico, é a persistência e a adesão às orientações profissionais.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário