Curta e Siga


Tipos de Depressão





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Tipos de Depressão.




A depressão nem sempre é fácil de identificar. Isso acontece porque a doença não se apresenta sempre da mesma forma, com sintomas consistentes. Na verdade, existem diferentes tipos de depressão¹, e cada uma pode afetar seu humor e produtividade de diversas e inesperadas maneiras

Depressão clássica (ou transtorno depressivo maior)

Como o próprio nome diz, a depressão clássica é responsável pelos sintomas comumente associados à doença, como humor muito deprimido (que pode se manifestar como tristeza, desânimo e pensamentos negativos), pouco interesse em atividades antes consideradas prazerosas, dificuldades para dormir, alterações no apetite ou no peso, perda de energia e sensação de inutilidade. Pensamentos de morte ou suicídio também podem ocorrer.1

Deixar de sentir vontade de viver não é fraqueza, e sim um sintoma de uma doença séria que é a depressão. A boa notícia é que ela tem tratamento.

Transtorno depressivo persistente

Se faz tempo que você se sente meio para baixo, meio mal, meio triste, mas não muito triste, o culpado pode ser o transtorno depressivo persistente. Esse tipo de depressão é comum em pessoas que desconfiam estar deprimidas, mas não apresentam os sinais da depressão clássica. Falta de força e de vontade, baixa auto estima, desesperança e alterações no peso ou apetite são alguns dos sinais comuns a quem tem o transtorno depressivo persistente.1

Neste caso, os sintomas não são intensos, mas não vão embora, e se instalaram há mais de dois anos. Você sente que está vivendo em um estado permanente de pouca vontade e ausência de felicidade? Então, você pode sim estar deprimido.

Transtorno afetivo sazonal

Se as sensações de desânimo e tristeza só acontecem no outono e no inverno, pode ser um caso de transtorno afetivo sazonal. Ele é um tipo de depressão quando a exposição à luz do sol é reduzida. As mudanças de estação alteram os ritmos diários naturais do corpo, além da sensibilidade dos olhos à luz e no funcionamento dos neurotransmissor serotonina e do hormônio melatonina.1

Ou seja, ficar muito deprimido no outono e no inverno não é coisa da sua cabeça -- a depressão pode mesmo acontecer por causa dos efeitos da alteração no clima no organismo. Portanto, exige tratamento profissional.

Transtorno disfórico pré-menstrual e depressão perinatal

Tais tipos de depressão são específicos do sexo feminino e ocorrem em condições especiais. O transtorno disfórico pré-menstrual nada mais é do que uma tensão pré-menstrual tão grave e intensa que deixa a mulher deprimida.¹ Portanto, quem sofre com esta condição pode ter ainda mais dificuldades para realizar as tarefas do dia a dia, como trabalhar ou estudar, durante a TPM. Para tratá-la, você já sabe: procure um médico.

Já a depressão perinatal ocorre durante a gestação ou em até 12 meses após o nascimento do filho (neste caso, é chamada de depressão perinatal). A condição também é grave e pode afetar a relação da mulher com o bebê e, por consequência, o funcionamento de toda a família.¹ Esse sentimento não é, então, culpa da mãe, e sim resultado de alterações biológicas e psicológicas provocadas pela nova situação.

Depressão psicótica e transtorno bipolar

Muita gente não sabe, mas episódios de psicose podem estar associados à depressão. Esta variação da doença mescla sintomas clássicos com alucinações, ilusões, falsas crenças, delírios de culpa, pobreza ou doença.

Depressão pós-parto

Sentimentos de tristeza e crises de choro que se seguem ao parto são conhecidos como a "tristeza do bebê". Os baby blues são comuns e tendem a diminuir dentro de uma ou duas semanas. Esse tipo de tristeza é frequentemente atribuído às dramáticas mudanças hormonais que se seguem ao parto.

Cerca de uma em sete mulheres experimentará algo mais extremo do que o típico baby blues. No entanto, as mulheres que dão à luz e lutam com tristeza, ansiedade ou preocupação por várias semanas ou mais podem ter depressão pós-parto (DPP).

Os sinais e sintomas de DPP incluem:

Sentindo-se para baixo ou deprimido durante a maior parte do dia por várias semanas ou mais
Sentindo-se distante e retirado da família e amigos
Uma perda de interesse nas atividades (incluindo sexo)
Mudanças nos hábitos alimentares e de sono
Sensação de cansaço na maior parte do dia
Sensação de raiva ou irritação
Ter sentimentos de ansiedade, preocupação, ataques de pânico ou pensamentos acelerados

Transtorno bipolar

Por fim, o transtorno bipolar é diferente da depressão, mas está nesta lista pois também causa o principal sintoma da depressão clássica: episódios de humor extremamente deprimido. Entretanto, há uma diferença importante entre o indivíduo deprimido e aquele que apresenta este transtorno: a pessoa bipolar também vive explosões de humor extremo, eufórico ou irritável.³ Portanto, se o seu caso não é tanto de se sentir "down" o tempo todo, e sim variações extremas de humor, pode ser o caso de procurar ajuda profissional.

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário