Curta e Siga


Cuidado com a depressão do Idoso na Pandemia





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Cuidado com a depressão do Idoso na Pandemia.





Um dos grandes desafios dessa pandemia é a saúde mental dos idosos, que foram impactados diretamente pelo isolamento social. A terceira idade já é um período que exige um pouco mais atenção na vida de qualquer pessoa, com maior tendência ao desenvolvimento de sintomas de ansiedade e depressão. 

A depressão já era um transtorno mental frequente entre idosos, agora com a pandemia do coronavírus, a tendência é que este número se eleve. As incertezas frente ao futuro, mudanças repentinas na rotina e a redução do contato físico e social com familiares e amigos podem ser fatores geradores de uma sobrecarga emocional, que ultrapassa a capacidade de enfrentamento de qualquer indivíduo, independente da faixa etária.

A depressão se manifesta através do aparecimento de sintomas, que seguem abaixo:

– Alterações de apetite (perda ou ganho de peso),

– Perda de interesse por atividades que anteriormente lhe dava prazer,

– Alterações de sono (insônia ou excesso de sono),

– Diminuição da autoestima, descuidando da sua aparência,

– Cansaço, fadiga e perda de energia,

– Aparecimento de sentimentos de tristeza, angústia, ansiedade e mesmo de irritabilidade,

– Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio,

– Dores pelo corpo, queda da imunidade, ou outras somatizações, diminuindo a resistência física a doenças,

– Perda recente do interesse por sexo,

– Dificuldade de concentração, memória e raciocínio,

– Diminuição da capacidade de sentir alegria.

Uma dúvida comum entre as pessoas é a diferença entre depressão e tristeza, que num primeiro momento pode parecer ser tudo a mesma coisa, mas não é.

-Tristeza sentimento é uma resposta normal e adaptativa do ser humano diante de situações adversas, e pode ser um momento de reflexão e de preparação para novas ações no futuro.

-Depressão vai além. É uma doença mental, invade o indivíduo afetando não só seu humor, mas também seu comportamento e pensamento.

E na Pandemia?

A falta de contato físico com a família e a privação da liberdade e independência para realizar tarefas simples do dia a dia, como ir ao mercado, são fatores de risco à saúde mental de qualquer pessoa, principalmente para os idosos.

A falta de contato com a luz do sol também é uma das principais causadoras dos sintomas de ansiedade e depressão. A luz solar é extremamente importante para o funcionamento do nosso organismo. É comprovado que pessoas que vivem em lugares onde existe menos exposição à luz, têm maior tendência a desenvolver casos de transtornos de humor. Com o isolamento, os idosos acabam ficando mais presos em casa e, consequentemente, se expondo menos à luz solar.

Como nada de novo ou diferente está acontecendo em suas vidas, é comum que os idosos fiquem confusos e se percam na linha do tempo. Por isso, é essencial que eles tenham uma rotina bem estabelecida para manter o ciclo circadiano, principalmente em relação à vigília e sono saudável. Procurar acordar e dormir nos mesmos horários, por exemplo, faz bem à saúde


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário