Curta e Siga


Como ajudar um amigo com depressão?





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Como ajudar um amigo com depressão?.



Depressão é uma doença psiquiátrica, crônica e recorrente, que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.

O pior de tudo isso é que parentes, amigos e outras pessoas próximas não compreendem totalmente a gravidade e profundidade dessa situação, e acabam sendo negligentes nos cuidados e atenção – o que pode até contribuir para piorar o quadro de depressão.

Também segundo a OMS, a depressão pode ser longa duração ou recorrente. Mas qualquer que seja o caso, iniciar um tratamento é absolutamente necessário. E quanto mais cedo começar, melhores serão os resultados.

Veja o que você nunca deve dizer a alguém em depressão:

1 – Comparar a situação dela com a de outras pessoas

Apontar que há muita gente com problemas “piores” não ajuda o deprimido a se sentir melhor. O amigo pode achar que comparar a pessoa com depressão a alguém que perdeu um ente querido ou foi à falência é um jeito de oferecer perspectiva, mas, mesmo bem-intencionado, o gesto não oferece nenhuma empatia.

Os motivos pelos quais os indivíduos entram em depressão são muito diversos e particulares — e nem sempre são causados por fatores externos, como algum acontecimento negativo. Portanto, é importante entender a depressão como doença e o impacto que ela causa na vida do deprimido, independente do gatilho.
 

2 – Pedir para olhar pelo lado positivo

Dentre as principais características da depressão, está a prevalência de pensamentos negativos e dificuldade de acreditar que tudo dará certo. Tal sintoma, portanto, é causado pela condição e deve ser tratado com ajuda profissional. Ou seja: não depende de um esforço de “olhar pelo lado positivo”.
Não é que o deprimido esteja resistindo a ser mais positivo e otimista; ele simplesmente não consegue.
 

3 – Perguntar à pessoa o que tem de errado com ela

A depressão é uma condição estigmatizada e muita gente ainda não a encara como doença. Perguntar ao deprimido o que tem de errado com ele é forma de deslegitimar seu distúrbio e sugerir que os sintomas são causados por algum comportamento próprio.
 

4 – Pedir para “simplesmente seguir em frente” ou “sair dessa”

A depressão é uma doença que exige tratamento profissional e pode ter consequências graves. Não depende, então, de um simples esforço individual e corriqueiro, como o aplicado para acordar cedo ou estudar para uma prova. Depressão não é frescura.
 

5 – Dizer que não pode fazer nada por aquela pessoa

Muitas vezes, o deprimido só precisa ser ouvido ou entender que sua dor é compreendida. Colocar-se no lugar do outro e fazer gestos simples como oferecer um abraço, um ombro amigo, sugerir atividades de que a pessoa gosta, oferecer comida ou levar a pessoa até o psiquiatra têm um benefício maior do que o esperado.

Mas atenção: sempre há meios para ajudar alguém com depressão, mas o apoio profissional é indispensável.
 

6 – Dizer que irá se sentir melhor amanhã

Aqui vale o mesmo princípio das frases “siga em frente” ou “saia dessa”. A depressão é uma doença que exige acompanhamento profissional para que o doente possa se recuperar e retomar a sua vida normal. Não é uma tristeza passageira que irá melhorar de um dia para o outro, sem o apoio necessário.
 

7 – Estigmatizar a terapia ou qualquer outro tratamento

Apenas os profissionais de saúde, como os psiquiatras, podem indicar o melhor tratamento para o depressivo. Portanto, não estigmatize o recurso utilizado por seu amigo ou familiar para se sentir melhor, seja a terapia, uso de remédios ou outras medidas, como prática esportiva ou meditação. Evite fazer sugestões não solicitadas de tratamento dos quais você ouviu falar ou soube por terceiros, porque elas podem soar como uma tentativa de invalidar as escolhas da pessoa com depressão.
 

8 – Culpar o depressivo pela sua condição

A depressão pode ter diversas causas, biológicas ou não. Mas nenhuma delas é desenvolvida por culpa ou fraqueza do depressivo. Dizer isso a alguém com depressão irá contribuir para a piora do seu quadro.
 

9 – Perguntar por que a pessoa não pode simplesmente ser feliz

A depressão é caracterizada, principalmente, por uma sensação constante de vazio e tristeza e pela perda de capacidade de sentir prazer ou desejo. Tais sintomas são causados pela doença — assim como você sente calafrios quando está com febre ou dores abdominais quando tem uma infecção intenstinal. Portanto, devem ser curados por meio de tratamentos sugeridos por profissionais.

 

 Publicado em 12/02/15 e revisada em 09/04/21


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário